quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Filé de Peixe ao Molho Branco Especial


Se eu pudesse, comeria peixe e frutos do mar todos os dias. Gosto de todo jeito e por ser um alimento leve, dá sempre vontade de comer mais! Essa receita eu já fiz outra vez e ainda não tinha posto aqui. Embora o filé de peixe frito seja tentador, sempre tento criar opções para evitar o excesso de óleo, então o peixe no forno ou mesmo ensopado na panela é sempre bem-vindo. Esse aqui é prático e fica leve. Fiz como acompanhamento o risoto de açafrao e parmesão e combinou demais da conta!!!


Ingredientes:

3 a 4 filés de peixe
2 dentes de alho amassados
1 cebola cortada em rodelas finas
1 xícara de azeitonas pretas picadas
1 e 1/2 xícara de tomate cereja cortado ao meio
Cheiro verde picado
Limão
Azeite
Pimenta-do-reino
Sal
Queijo parmesão ralado

Molho Branco Especial:
1 cebola média bem picadinha
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
1 cubo de caldo de peixe ou 2 sachês em pó
Noz-moscada


Modo de Preparo:

Molho:
Derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente a farinha mexendo bem para cozinhar e não grudar. Quando já estiver bem dourada, vá acrescentando o leite aos poucos e engrossando. Junte o caldo ou sachê de peixe e tempere com uma pitada de noz moscada. Quando estiver grosso, desligue o fogo e reserve.

Tempere os filés com sal, pimenta, alho e limão e deixe descansar por 15 a 20 minutos. Enquanto isso, corte ou pique os outros ingredientes.

Montagem:
Unte um refratário médio com azeite e disponha uma camada de cebolas, tomates, cheiro verde e azeitonas. Por cima, arrume os filés de peixe que estavam no tempero. Por cima dos filés, arrume novamente outra camada de cebolas, tomates, cheiro verde e azeitonas. Jogue então o molho branco por cima, salpique queijo parmesão e leve ao forno para assar.

Passo a passo como nas fotos abaixo:







Adicionar imagem

4 comentários:

  1. Parece ter ficado super delicioso, "eu teria tostado mais um pouco por cima", mas vê-se que de sabor ficou super assim como pelos ingredientes usados...o mais tostado é uma preferência pessoal minha...
    Parabéns

    Rico Receitas Testadas e Experimentadas

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda essa receita e com certeza uma delicia


    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Voltei a comer peixe então já posso testar essa! bjocas.

    ResponderExcluir