domingo, 7 de junho de 2009

DANIEL BRIAND


Um pedacinho de Paris em Brasília

Foi a paixão por uma brasileira que fez o Chef Daniel Briand vir para o Brasil. Dois anos depois, em 1995, ele inaugurou o Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier. Nada melhor que um amor para inspirar alguém a fazer um lugar tão agradável e gostoso. 

A fachada já nos remete ao clima dos cafés parisienses. A vitrine com as guloseimas chamativas, a iluminação delicada, a música ambiente francesa, tudo isso dá mais sabor ainda às comidinhas que por serem tão gostosas e também de tantos tipos, torna a tarefa de se escolher seu prato, algo muito difícil. Nas paredes podemos apreciar obras de artistas franceses. Na parte externa, as mesas e cadeiras de madeira e as plantas e flores que cobrem o ambiente, dão um ar campestre ao Café.


Além do famoso croissant para qualquer momento, a casa serve aos fins de semana o tradicional café da manhã. Mas não pensem que só dele vive esse café. O cardápio conta com uma ótima carta de vinhos e opções de bistrô. 

Você pode sentar lá durante o dia para tomar um café acompanhado de uma torta ou ir à noite saborear um bom vinho acompanhado de entradas como o Paté de Foie de Canard (patê de fígado de pato) ou para os dias mais frios a Soupe a l'oignon (Sopa de cebola ao vinho branco gratinada com queijo gruyere), são apenas alguns exemplos para se comer de joelhos.

Se caso queira almoçar ou jantar, lá também você vai encontrar algumas sugestões deliciosas a la Paris!

Eleita pela revista Veja como a melhor Cafeteria da cidade, também já ganhou o título na categoria melhor "Doces" e "Comidinhas". E que comidinhas! Toda vez que decido por um quiche, fico pelo menos uns 10 minutos para decidir pelo sabor. Todos são de dar água na boca, como o Quiche aux poireaux (Quiche de Alho-poró). 

O típico Croque Monsier, aquele famoso sanduíche francês que vem com presunto, queijo Emental e molho bechamel, tudo devidamente gratinado no forno, também não faz feio. O que é difícil é conseguir chegar aos tão maravilhosos doces. E como não prová-los se já na vitrine eles nos gritam pedindo para serem devorados? 

Daniel faz questão no preparo das receitas, de seguir fielmente a tradição francesa e muitos dos ingredientes utilizados são importados, como chocolate belga, fava de baunilha e castanhas portuguesas. 

Para deixar o cliente ainda mais engajado no clima francês, o cardápio traz os idiomas português e francês, os garçons falam francês e jornais como o Le Monde estão à disposição. 

Ir ao Daniel Briand é um presente que me dou, pois sempre saio de lá muito satisfeita.






Daniel Briand
CLN 104 - bl. A - lj. 26
Brasília-DF
Telefone: 61-33261135


 
Paté de Foie de Canard, Croque Monsier e Quiche aux poireaux



3 comentários:

  1. adorei seu blog!
    já estou acompanhando!
    abraços
    Carina

    ResponderExcluir
  2. Oi gatinha acabei de deixar um desafio e um selinho para vc.
    Um feliz e abençoada semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vamos combinar de ir lá? Me deu vontade...
    Bjos

    ResponderExcluir