terça-feira, 9 de novembro de 2010

Risoto Margherita


Gosto do preparo do prato. Gosto do momento de pegar todos os ingredientes que vou usar, colocar tudo na minha bancada e começar o trabalho mais gostoso que pode haver. Não vejo, aliás, como um "trabalho", não no sentido da obrigação ou de algo que gera cansaço. Pelo contrário, renova, descansa, recicla as energias.

Esse risoto teve seus preparativos durante à tarde e foi finalizado à noite. Adoro essa expectativa! E foi uma descoberta deliciosa! Ingredientes simples mas que tornam o prato depois de pronto com esse ar de data especial...

Ingredientes:

1 xícara de arroz arbório

1 cebola média picadinha

4 dentes de alho amassados

1 xícara de vinho branco seco

1 litro de caldo de legumes

50 g de parmesão em lascas

100 g de muçarela de búfala picada (reserve algumas rodelas para enfeitar)

1 xícara de tomatinhos (escolha os menores da caixa)

Folhas de Manjericão

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino


Modo de preparo:

Doure a cebola no azeite. Tempere com sal e pimenta. Junte o alho e refogue mais um pouco. Coloque o arroz e deixe dourar um pouco. Junte o vinho branco e deixe evaporar, sempre mexendo. Depois que secar, vá colocando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre. No final do cozimento, junte a muçarela de búfala picadinha, os tomatinhos e o manjericão. Mexa para a muçarela derreter. Junte o parmesão em lascas e desligue o fogo. Sirva com rodelas de muçarela por cima e folhas de manjericão para enfeitar.

9 comentários:

  1. Oi Dani!

    Eu simplesmente AMO, esse risotto. Eu sempre faço aqui também. E esse ano fiz inclusive no aniversário de namorido...então olha a importância, né?

    Parabéns, viu?! Pois o seu, como tudo aqui, ficou com um lindo visual!

    E amanhã, tá confirmado?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Dani,

    Esse risoto é show amiga...

    bjs

    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que prato com boa apresentação.

    Bjinho
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  4. Dani que delicia!!! o meu risoto marguerita é diferente, mas te confesso que ver seu prato bem na hora do almoço dá uma fomeeeeee.. hummmm vou fazer lá em casa! bjocas!

    www.quasecheff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Deve ter ficado muito bom, mesmo! Adoro essas receitas de risoto com legumes simples, acho que quanto mais simples mais gostoso! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Menina, que coisa mais linda!

    O prato tá lindão, super bem apresentado, com certeza delicioso, tudo perfeito, inclusive os tons de vermelho, que eu adoro!

    Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro essa preparação. Cozinhar não é nem de longe motivo de dizer "ai isso vai demorado, não vou fazer", pra mim é terapia.
    Adorei o risoto.
    Bjs

    ResponderExcluir