domingo, 5 de dezembro de 2010

Pão Australiano


Sou super-ultra-mega-fã do Restaurante Outback Steakhouse. Quando alguém me pede sugestão de um lugar gostoso para ir, o primeiro lugar que penso em indicar é o Outback. Eles conseguem manter um padrão que poucos restaurantes conseguem em qualidade e atendimento. A carne é absolutamente perfeita no ponto e no tempero. Não quer carne? A tilápia é uma delícia também!

Agora que abriu uma nova loja no Shopping Iguatemi, aqui pertinho de mim, pense se eu costumo ir lá? Apenas sempre!

Essa semana postarei aqui no blog receitas em homenagem ao Outback. Claro que não são receitas originais, pois eles não iriam divulgar seus segredos, não é? Mas são alguns pratos famosos de lá que alguém, em algum lugar, tentou desvendar os seus ingredientes... Começo a semana então com o famoso pão que é servido de entrada e que infelizmente não se pode comprar a dúzia para levar para casa, pois se pudesse, era o que eu faria!

Essa receita peguei no blog da Cinara, maravilha para quem gosta de receitas desse tipo. Se você tem máquina de pão, lá no blog dela, ensina também como preparar nesse caso.


Ingredientes
1 e 1/4 de xícara de água morna
2 colheres (sopa) de margarina
1/4 de xícara de melado de cana
1/4 de xícara de mel
1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de glúten (Não usei)
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Fubá para polvilhar

Modo de Preparo:


Em uma superfície plana, preferencialmente de mármore ou granito, despeje as farinhas (trigo, trigo integral e centeio), o chocolate, o sal e o açúcar mascavo. Abra um buraco no meio e acrescente um pouco de água morna. Misture e vá repetindo o processo até a água acabar. Ao final, misture a margarina, o mel e o fermento. O processo gera uma massa uniforme e macia. Deixe descansar por uma hora em temperatura de cerca de 35ºC.
Modele os pães conforme desejado. Pode ser dividido em quatro partes e assado em formas de pão ou em porções menores. Polvilhe os pães com fubá. Coloque-os nas assadeiras, que devem estar previamente untadas com margarina e fubá, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).
Pré-aqueça o forno a 180º. Leve os pães crescidos para o forno e deixe assar até dourar, cerca de 30 minutos. Tire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga.

Dica: Se quiser servir este pão com uma manteiga parecida com a servida no Outback, a Cinara dá a dica: deixe a manteiga atingir a temperatura ambiente e bata-a na batedeira, em velocidade alta. Aos poucos, acrescente água gelada até a manteiga ficar areada. (Use no máximo 1/4 de xícara de água gelada para cada xícara de manteiga batida). Eu fiz e ficou ótima!

5 comentários:

  1. Oi,

    Meu pequeno almoço está a pedir uma fatiazinha de pão como o seu!
    E até tenho um copo de leite e café para acompanhar...

    Bjinhos,


    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Huallll!!!!

    Puxa Dani, ficou perfeito!!! Eu jurava que fosse o pão do Outback...Meu Deus, tá idêntico!!!

    E a dica da manteiga tbm é super!

    Parabéns por tudo, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Que pão liiiiindo Dani, deve ficar super gostoso hein! Ameiiii... vou anotar aqui! Fiquei curiosa sobre o restaurante Outback, pena que aqui onde moro não tem! Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Dani adorei seu pão!!! com certeza vou testar nas minhas férias em casa!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Dani esse paõ é mesmo uma delicia eu compro muito ele na padaria favorita que tem ele de varios modelo tem o mini tem a vara tem formato de pao de forma tem trançmbiffado e tem muitos restaurante que compra la ex:res.doc. grande hotel da barra,Biffe davi melo belles e outros

    ResponderExcluir