terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quindão

Confesso que até hoje nunca tinha me aventurado a fazer um quindão. Primeiro porque achava um exagero de ovos. Segundo porque tinha quase certeza que deveriam ter muitos truques para que o quindão ficasse com aquele aspecto brilhante por cima, consistência macia e aquela crosta de coco tão desejada.
Bom, a parte dos ovos foi resolvida por ter ganhado tantos ovos caipiras que se não fizesse algo assim, eles estragariam.

Resolvi então arriscar e peguei essa receita no site do programa Mais Você. Fiz como dizia a receita, passo a passo, com o maior cuidado, mas ainda assim não estava acreditando que ia ficar um verdadeiro quindão.

Quando enfim desenformei.... tchan, tchan, tchan, tchan!!! P-E-R-F-E-I-T-O! E claro, delicioso! Se não nada teria valido a pena, não é?

Ingredientes:

13 gemas
2 ovos inteiros
1 garrafa pequena de leite de coco
70 g de coco seco ralado
1/2 kg de açúcar
2 colheres (sopa) cheia de manteiga sem sal;
gotas de essência de baunilha.


Modo de Preparo:

Hidrate o coco seco ralado com o leite de coco e reserve. Coloque as gemas na batedeira juntamente com os ovos inteiros e as gotas de baunilha, bata muito bem, até que os ingredientes estejam incorporados. Junte o açúcar, a manteiga derretida e volte a bater. Junte o coco hidratado e misture tudo muito bem. Despeje a mistura em um refratário muito bem untado com manteiga sem sal e polvilhado com açúcar. Cubra o refratário com plástico filme e leve à geladeira para descansar por no mínimo 8 horas. Retire o refratário da geladeira, elimine o plástico filme e leve para assar em banho-maria em forno médio até que a superfície esteja dourada e ao fazer o teste com um palito de dente, ele saia limpo (como pudim). Retire do forno, deixe esfriar e desenforme com cuidado passando uma faca delicadamente na lateral do refratário para que o quindão saia perfeitamente.

Um comentário:

  1. Também acho uma quantidade enorme de ovos e morro de medo de fazer e ficar com aquele cheiro forte de ovo.
    Mas eu amo quindim!
    O seu ficou lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir