quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Empadão de Frango

Essa massa é super fácil de fazer. Lembro de um dia que recebi uns amigos em casa e resolvi fazer esse empadão e a reação de todos quando eu dei a idéia foi: "Ah, não! Vai demorar muito! Vai dar o maior trabalho!". E claro, que eu bati o pé e fiz. Meu amigo Léo ficou surpreso com a rapidez que montei o empadão e servi a eles. Até hoje ele comenta que nunca viu alguém cozinhar mais rápido que eu! rs... Tmbém não é assim, mas realmente eu gosto dessa massa porque essa medida dá o ponto exato. Odeio quando tenho que por farinha até dar o ponto! Gosto de receitas com a quantidade certinha, sabe? Sou preguiçosa pra fazer massas...



Ingredientes:

Massa:
1 copo (americano) de farinha de trigo
100 g de margarina (temperatura ambiente)
1 fio de óleo
1 pitada de sal

* Fiz 3 receitas dessas para um refratário de 25x25 cm


Recheio:
1 peito de frango cortado em cubinhos
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho amassados
1 lata de milho
1/2 xícara de polpa de tomate
1 tablete de caldo de galinha
1 folha de louro
Ervas finas secas
Salsinha picada
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino

1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparo:
Primeiro faça o recheio. Refogue a cebola no azeite, tempere com pimenta, junte o alho e doure. Coloque o frango picado e mexa até dourar. Junte a polpa de tomate, o louro, as ervas, o caldo de galinha e mexa bem para dissolver o tablete. Deixe cozinhar em fogo brando até o caldo incorpar e o frango esteja bem cozido. Junte então o milho e deixe cozinhar mais alguns minutinhos. Desligue o fogo, junte a salsinha e espere esfriar. Enquanto esfria, prepare a massa.

Numa tigela, misture todos os ingredientes da massa e amasse com as mãos. Rapidamente você terá uma massa fácil de manusear. Forre o fundo e as laterais de um refratário com a massa, deixando aproximadamente 1 cm de espessura de camada. Quando o recheio estiver completamente frio, acomode-so sobre a massa, ajeitando pra que fique uniforme. Estique pedaços da massa e corte em tiras e cubra o recheio fazendo um cruzado como na foto. Se preferir, corte círculos e sobreponha-os, enfim, a criatividade é sua. Pincele com gema de ovo e leve ao forno para assar aproximadamente 40 minutos.


* Essa é apenas uma sugestão de recheio. Faço com creme de camarão e fica delicioso. Você pode também acrescentar requeijão ou outro tipo de queijo a esse recheio.



2 comentários:

  1. Dani, eu babo nesse prato, mas eu não me dou bem com a massa hehehe
    O seu ficou assim, me chamando para o jantar querida... ai ai
    bjss

    ResponderExcluir
  2. paty que delicia adorei e afamilia tbm mt bom mesmo e a massa e facil mesmo vou ate fazer um de carne seca

    ResponderExcluir