domingo, 5 de outubro de 2008

Coxinhas a la creme



Eu adoro fazer aperitivos para ficar beliscando antes de um jantar ou mesmo para um dia só de petiscos, aqueles dias de reunir amigos e jogar conversa fora.

Essas coxinhas são uma ótima opção para esses momentos. A massa é cremosa e muito saborosa. E você pode congelar as coxinhas e na hora que quiser fritá-las, é só passar pela clara de ovo e farinha de rosca.



Ingredientes:


Frango:

1/2 kg de peito de frango cortado em cubos pequenos

2 copos de água

1 cebola média picadinha

3 dentes de alho amassados

1 tablete de caldo de galinha

1 colher (sopa) de ervas finas

3 colheres (sopa) de molho de tomate

Pimenta-do-reino

Salsinha e cebolinha picadinha

Azeite

Sal


Creme:

2 copos do caldo de cozimento do frango

50 g de margarina

2 gemas

1 copo de farinha de trigo

Sal


Para empanar:

1 clara

50 ml de água



Modo de preparo:


Frango:


Doure a cebola na azeite, junte o alho, a pimenta, as ervas e deixe dourar. Coloque o frango e mexa para dourar por igual os cubos. Junte o molho de tomate, a água, o tablete de caldo de galinha, salsinha e a cebolinha e tampe a panela. Deixe cozinhar por alguns minutos até o frango estar cozido. Desligue o fogo. Escorra o caldo do frango e reserve. Espete cada cubinho de frango cozido num palito e reserve.


Creme:


Leve ao fogo o caldo que sobrou do cozimento, a margarina e o sal até ferver. Jogue de uma vez a farinha de trigo e mexa bem até formar uma bola. Desligue o fogo e acrescente as gemas, mexendo a massa bem. Reserve até esfriar. Quando estiver frio, vá pegando porções do creme e envolvendo os cubinhos de frango que estavam reservados formando bolinhas. Passe cada coxinha numa mistura de uma clara de ovo e água e depois da farinha de rosca para empanar e frite em óleo quente.

Um comentário:

  1. Dessa iguaria eu ainda n provei. Mas posso garantir a todos q tudo q a Dani faz é dos deuses.
    Aguardem a postagem do patê de cebola assado....tive o prazer de provar.
    X.O.X.O.
    Baiano.

    ResponderExcluir