terça-feira, 1 de março de 2011

Lasagne Ratatouille


Quem não viu essa maravilha de filme? Acho que não tem como nós, amantes da gastronomia, não nos encantarmos com o nosso tão prendado Remy. É um temperinho aqui, um toque ali e uh la la! Saindo um ratatouille perfeito!
Essa lasanha veio justamente da idéia desse prato tão delicioso. Sempre que faço um prato assim sem carne nenhuma, lembro de pessoas queridas como a Déia e a Sonia, e logo penso que é uma boa sugestão para um prato diferente e com um sabor todo especial.
Bobo é quem pensa que um prato sem carne não tem tanto sabor! Eu desafio qualquer um a comer essa receita e não querer repetir!


Ingredientes:


4 batatas grandes cortadas em fatias de 0,5 cm no sentido do comprimento
3 berinjelas cortadas em fatias de 0,5 cm no sentido do comprimento
3 abobrinhas cortadas em fatias de 0,5 cm no sentido do comprimento (deixando o miolo com as sementes de fora)
2 tomates cortadas em rodelas de 0,5 cm no sentido do comprimento
Folhas de manjericão
250 g de muçarela em fatias finas
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino

Para o molho:

1 lata de tomates pelados
1 cebola grande picadinha
4 dentes de alho amassados
Ervas secas
Sal
Pimenta-do-reino


Modo de Preparo:

Primeiro prepare o molho. Doure a cebola no azeite, junte o alho. Acrescente os tomates pelados picados e tempere com sal, pimenta e ervas a gosto. Deixe ferver por alguns minutos, desligue o fogo e reserve.

Corte os legumes ao comprido em fatias de 0,5 cm. Cozinhe as batatas em água com sal até ficarem al dente. Enquanto isso, numa frigideira rasa, doure as fatias de berinjela e abobrinha, temperando cada lado com sal e pimenta. Reserve.

Montando a lasanha:

Em um pirex, coloque azeite no fundo e disponha uma camada de batatas, forrando todo o fundo. Jogue algumas folhinhas de manjericão e espalhe um pouco do molho de tomate. Coloque uma camada de muçarela, uma camada de berinjela, outra de abobrinha e outra de rodelas de tomate. Coloque mais folhinhas de manjericão, mais molho e repita as camadas até terminaram com batata, molho e muçarela. Leve ao forno por 15-20 minutos e sirva em seguida.

7 comentários:

  1. Os meus filho adoraram esse filme!!!
    A tua sugestão é uma delicia e a apresentação uma maravilha!


    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Bem esta lasanha está de babar. De aspecto ficou linda e de sabor de certeza que também. Comida bem saudável hein :)

    ResponderExcluir
  3. Menina, que idéia maravilhosa! Deve ficar óóóteeeemaaa! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse alho é mesmo divino Dani. e o bom é que vc pode dar o seu toque pessoal e temperar como vc mais gosta! Se tiver azeite trufado ou sal trufado, fica uma loucura de tão maravilhoso!!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Como diria Remi: "uma explosão de sabores"

    ResponderExcluir
  6. Gente do céu!
    Te vi no blog da Tamy e vim te conhecer. Adorei!! Parabéns viu????
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.comVocê também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaudeObrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir