terça-feira, 21 de abril de 2009

Mousse de Chocolate com Chantilly de Manjericão


Esses dias comi um bombom de manjericão e fiquei encantada com a combinação perfeita desse ingrediente com o chocolate. Resolvi então testar algo novo e juntar o manjericão à alguma receita com chocolate. O resultado foi ótimo. O chantilly ficou com um gosto leve e suave e combinou perfeitamente com o chocolate. Agora, vou buscar uma essência de manjericão que ainda não achei aqui em Brasília, pois acredito que o sabor realce se acrescentarmos algumas gotinhas ao chantilly.


Ingredientes:

Mousse:
4 gemas – claras em neve
6 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo picado


Chantilly:
1 xícara de folhas de manjericão
150 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro


Modo de preparo:

Mousse:

Bata as gemas com 4 colheres de açúcar até dobrar de volume e ficar um creme branco. À parte, aqueça em banho-maria o creme de leite e junte o chocolate mexendo até derreter. Misture o chocolate ao creme de gemas e bata por alguns minutos. Junte as claras em neve batidas com 2 colheres de açúcar. Coloque em uma forma ou taças individual e leve à geladeira.

Chantilly:

Bata o creme de leite na batedeira com o açúcar por 1 minuto. Bata as folhas de manjericão no processador até ficarem bem maceradas. Junte ao chatilly na batedeira e bata um pouco mais para incorporar.

3 comentários:

  1. Dani,

    Finalmente achei o espaço para comentários!!!! Acho o seu blog demais. Adoro suas receitas e sei o tanto que você se dedica ao seu blog e a gastronomia.Como estávmos conversando hj, não adianta ter somente a técnica, tem que ter algo a mais, o prazer, o amor, a arte e essas qualidades vc tem. Adorei o salmão e o risoto que vc fez hj aqui em casa!!!!
    Da próxima vez quero provar a mousse de chocolate.
    Parabéns!! Te adoro.
    Bjs Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Dani,
    Vou testar esse sabor de manjericão com chocolate.

    Semana passada eu comprei um geléia caseira de maçã com manjericão e era maravilhosa!

    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Ah, Dani... Isso é uma maldade para uma chocólatra como eu! Estou aqui no trabalho e sonhando com essa mousse... Bjs

    ResponderExcluir