terça-feira, 14 de abril de 2009

Bacalhau à minha moda


Não é minha especialidade o tal do bacalhau. Tão amado por alguns, eu sempre deixo ele como última opção. E olha que amo peixes em geral, mas o bacalhau não é minha paixão definitivamente. Mas nessa época de Páscoa, não me resta alternativa a não ser agradar ao paladar de meu pai que daqueles que não passam sem, pelo menos nessa data!

Comprei medalhões de bacalhau, sem pele, bem limpos e altos. Desalguei ele durante 2 dias, trocando a água umas 4 vezes por dia.

Resolvi fazer dessa forma mais tradicional, só omitindo os pimentões que embora eu goste, meu pai não, e afinal, era pra ele que estava fazendo o prato. Mas se você quiser colocá-los, acho que fica ainda melhor.


Ingredientes

700 g de medalhões de bacalhau

400 g de batatas em rodelas cozidas

1 cubo de caldo de bacalhau

2 tomates caqui sem sementes cortados em tiras

2 cebolas cortadas em rodelas

200 g de azeitonas pretas sem caroço

6 dentes de alho cortados em lâminas finas

Salsinha picada

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino


Modo de Preparo:

Coloque as batatas para cozinhar com o tablete de caldo de bacalhau. Não deixe cozinhar demais, pois elas ainda vão ao forno. Escorra e reserve.

Em uma tigela funda misture o tomate, a cebola, o alho, a salsinha e a azeitona e tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Em uma panela leve o bacalhau para ferver. Escorra e comece a montar o prato.

Num pirex, jogue azeite no fundo e coloque uma camada da mistura reservada. Cubra com metade das batatas em rodelas e regue com mais azeite. Acomode o bacalhau por cima das batatas e regue com mais azeite. Jogue o restante da mistura de tomates, ajeite o resto das batatas e finalize com azeite. Cubra com papel alúminio e leve ao forno por 25-30 minutos.

Um comentário:

  1. Dani, adorei esse bacalhau!
    Dia santo é básico esse bacalhau assim, na nossa maneira e jeito.
    Bjs

    ResponderExcluir