quarta-feira, 15 de abril de 2009

Arroz Cremoso de Shitake


Shitake não é só gostoso!

As propriedades medicinais do shitake são conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida" por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, e um importante fator de longevidade. É considerado também um importante afrodisíaco.

Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos de cientistas de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos. É um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% de seu peso seco, aminoácidos essenciais, contém as vitaminas E, B, C e D, e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio.

Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias.

Com as recentes pesquisas que comprovarão ser o shitake um regulador da taxa de colesterol no sangue, inibidor ao desenvolvimento de células câncerosas, combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.

Esse cogumelo comestível apresenta as propriedades terapêuticas de um cogumelo medicinal. O Shiitake é cultivado a aproximadamente 800 anos pelos orientais, destacando dos outros cogumelos devido ao seu alto teor em vitaminas e substâncias, que fortalecem o sistema imunológico.

Arroz Cremoso de Shitake

Ingredientes

1 xícara de arroz cru
1 tablete de caldo de carne
1 1/2 l litros de água
150 g de shitake seco
1 copo de vinho branco seco
1 cebola picadinha
3 dentes de alho amassados
70 g de manteiga
180 g de creme de leite fresco
90 g de queijo ralado
Pimenta branca

Modo de preparo:

Coloque o shitake para hidratar em uma vasilha com água e troque uma ou duas vezes essa água. Reserve. Doure a cebola e o alho na manteiga. Tempere com a pimenta e adicione o arroz cru. Coloque o vinho. Tampe a panela e deixe ferver com o fogo brando até evaporar. Adicione então um pouco do caldo de carne até cobrir o arroz. Verifique o sal e deixe cozinhar normalmente. Após 10 minutos de cozimento, junte o shitake reservado e complete com mais caldo, mexendo até que o arroz cozinhe e fique bem ligado. Adicione o creme de leite e o queijo parmesão, misture bem e sirva bem quente.

2 comentários:

  1. Esse eu vou experimentar fazer! Simplesmente a-d-o-r-o shitake! Aliás, você podia postar alguma receitinha de shimeji, porque eu também adoro... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece um super risotto, shitake adoro esse cogumelo um sabor inconfundível. e creme yum yum :)

    ResponderExcluir