sábado, 23 de junho de 2012

Macarrão ao Queijo e Couve-Flor


                       




Que o Jamie Oliver é maravilhoso, todo mundo sabe, né? E agora que ganhei do meu marido o novo livro dele - Jamie 30 Minutos e Pronto, é só o que repito!

Nesse livro, Jamie desafia os leitores a criar refeições completas em 30 minutos. Além dos 50 diferentes cardápios, o chef dá dicas de como ter e manter uma cozinha organizada e incentiva o consumo de alimentos naturais e orgânicos: cada uma das refeições foi preparada com alimentos que combinam uns com os outros e testadas por ele e por sua equipe. Entre as opções, estão pratos com carne, opções vegetarianas, massas e doces, sempre compondo uma refeição completa com prato principal, acompanhamentos e sobremesa, tudo feito em apenas meia hora.

       
                                      


Os pratos sugeridos em 30 Minutos e Pronto tiveram seus valores calculados e ficam mais em conta do que se consumidos em restaurantes ou comprados em rotisserias, e conforme Jamie, prontos no mesmo tempo usado ao se aquecer um congelado ou ao se pedir uma comida por telefone.

Ele não esquece também da importância dos elementos onde servir os alimentos: travessas, tigelas, tábuas, esteiras, xícaras de chá estão entre as peças que podem compor lindamente uma mesa, dependendo da refeição que escolher. O livro apresenta ainda receitas em que os leitores podem conferir seu passo a passo no site do programa.

Esse prato foi adaptado desse livro. Ainda não fiz a refeição completa, mas ainda vou testar o desafio e posto aqui se consegui ou não fazer em 30 minutos!

Ingredientes:

6 fatias de bacon

1 buquê de couve-flor

500 g de macarrão (penne, pennette ou tipo macaroni)

200 g de queijo cheddar

1 pão de qualidade amanhecido

3 a 4 dentes de alho amassados

250 ml de creme de leite fresco (usei um pouco mais)

Ervas frescas (alecrim, tomilho e manjericão)

1 colher generosa de azeite

400 ml da água na qual se cozinhou o macarrão

Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo:

Numa travessa, disponha as fatias de bacon lado a lado, sem sobrepô-las, e leve ao forno quente. A gordura solta toda e o bacon fica crocante. Reserve. Corte a couve-flor em 4 e cozinhe juntamente com o macarrão em água e sal. Enquanto isso, num processador, triture o bacon. Adicione sal, pimenta do reino, 1 ou 2 dentes de alho, o pão, as ervas frescas e a colher de azeite. Triture tudo até que fique parecendo uma farofa.

Escorra o macarrão e a couve-flor e reserve a água. Coloque a travessa sobre uma chama do fogão em fogo baixo. Despeje o macarrão com a couve-flor e dê uma boa amassada nos buquês com auxílio de um garfo. Adicione 400 ml da água do cozimento, o creme de leite fresco, o queijo, 2 dentes de alho amassados, sal e pimenta a gosto. Misture bem. Espalhe a farofa por cima e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos ou até dourar um pouco. Tome cuidado para não secar demais. Sirva em seguida.

4 comentários: