quarta-feira, 27 de julho de 2011

Penne all'arrabbiata


Essa é uma receita típica italiana, mais propriamente de Roma e muito apreciada por aqueles que assim como eu, amam pratos picantes. Ela não é uma receita muito antiga, tendo sido criada no início do século XIX por um famoso estalajadeiro, no desejo de inventar uma variação a outro famoso prato romano, o Bucatini all'amatriciana.
O termo arrabbiata, em italiano, quer dizer raivosa, enfurecida, neste caso porque a pimenta aqui é o seu principal ingrediente.
Além de super saboroso, leva basicamente três ingredientes: tomate, azeite e pimenta calabresa. Não tem erro. É paixão (e fogo!) na certa.
Esta receita peguei de um livro muito interessante que chama "O Céu na Boca" de Fabiano Dalla Bona. Este livro traz receitas de comidas consumidas em monastérios, abadias e conventos, todas com suas devidas explicações religiosas. Além disso, ele escreve um capítulo referente aos 7 pecados capitais, no qual associa um prato a cada um dos pecados. No caso, essa receita representa a Ira, devido ao nome do prato em italiano.

Ingredientes:

250g de penne
3/4 xícara de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de pimenta calabresa em flocos
6 tomates grandes bem maduros, sem pele e sementes ( ou 1 lata de tomate pelado)
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de Preparo:

Colocar o azeite numa panela grande e aquecer em fogo médio. Acrescentar o alho e a pimenta e refogar, mexendo com uma colher de pau até o alho começar a ficar dourado. Adicionar o tomate, cortado em tirinhas, baixar o fogo e cozinhar com a panela tampada, mexendo de vez em quando, até o tomate ficar macio. Temperar com sal, retirar do fogo e reservar. Numa panela funda, aquecer água em fogo alto. Quando começar a ferver, acrescentar o sal, colocar o penne de uma só vez e cozinhar até ficar al dente. Escorrer a massa, transferir para uma tigela média e acrescentar o molho reservado e a salsinha picada. Misturar suavemente e servir em seguida.

4 comentários:

  1. As massas são sempre a minha refeição preferida, que maravilha de sugestão!

    ResponderExcluir
  2. estou aqui babando pela receita.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Dani,

    Só posso dizer que é simples e delicioso ... do jeito que gosto ...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir