terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pão de Queijo



Essa receitinha é super especial. Primeiro porque é da Leili, uma legítima mineira, super simpática e que tem um blog que é gostoso demais, o Blog da Leili.

Além disso, o queijo que usei, chamado de queijo do serro, foi trazido por ela de Minas. Agora pense se depois disso tudo ficou bom? Não, na verdade ficou ÓTIMO! De comer de joelhos!

Eu, que nunca tinha feito pão de queijo na vida (que vergonha...), me senti super profissional com o resultado. Fiz bolinhas do tamanho coquetel e renderam umas 75. Congelei a agora é controlar para não assar pão de queijo TODO dia! Ai, Senhor!







Ingredientes:

3 ovos
1 e 1/2 xícara de polvilho doce
1 e 1/2 xícara de polvilho azedo
3 xícaras de queijo minas meia cura ralado
1 xícara de água
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
Sal a gosto




Modo de Preparo:

Coloque os polvilhos numa vasilha que dê para amassar o pão de queijo. Para escaldar o polvilho, junte o leite, a água e o óleo numa panela e coloque pra esquentar. Quando levantar fervura, desligue e escalde o polvilho imediatamente, misturando aos poucos. Deixe efriar.Vai resultar em uma mistura meio borrachuda e empelotada.

Depois desta mistura fria, adicione o sal (se necessário), o queijo e os três ovos ligeiramente batidos à mistura. Então amasse e sove bem até obter uma massa bem macia, que desgruda da mão. Se você achar a massa muito seca, pode adicionar mais um ovo (eu não usei).

Enrole as bolinhas do tamanho desejado e acomode-as em uma assadeira. Leve ao freezer até congelar. Retire da assadeira e coloque em saco plástico fechado e conserve no freezer. Quando quiser assar, coloque a quantidade desejada numa assadeira e leve ao forno alto preaquecido, até ficarem bem dourados em cima (aproximadamente 30 minutos).

DICA DA LEILI: Não é necessário que a massa fique muito mole e grudenta, cheia de ovos. Se ficar muito mole, fica difícil de modelar, e você vai precisar usar óleo nas mãos para enrolar as bolinhas. Com a massa menos grudenta, isso não é necessário.


6 comentários:

  1. Que bons. Eu adoro e quando faço tb congelo para quando me apetece!

    Bjoka,

    Rita

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani, como vai? Estreei a pouco tempo uma coluna no meu blog chamada "blog candango" para divulgar blogs de culinária de Brasília. Queria saber se você teria interesse em participar. Caso tenha, envie 3 fotos de pratos que você publicou no seu blog e um texto pequeno contando um pouco da sua relação com a culinária ou como decidiu criar o blog.
    meu e-mail é: tamy.rolim@gmail.com
    Te aguardo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dani,

    Como uma legítima mineira que adora fazer pão de queijo te dou os parabéns! Teus pãezinhos ficaram perfeitos! E feitos com queijo do Serro, ahhhh, que maravilha!

    Bjs
    Re

    ResponderExcluir
  4. Pão de queijo é tão bom, que beleza de receita, ficou lindas as fotos, vou conhecer o blog da Leili, beijos Dani!

    ResponderExcluir
  5. Dani, adorei que tenha feito e gostado dos pães de queijo! Estou querendo fazer, ainda mais agora que vi os seus! Bjocas e obrigada!

    ResponderExcluir