quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Atum em Crosta de Ervas com Purê de Batatas ao Wasabi



Tem comidas que um pequeno toque de um ingrediente, tranforma tudo. É o caso desse prato. O wasabi faz o simples purê de batatas virar um acompanhamento com um sabor requintado. Para quem não conhece, o wasabi é um tempero muito comum na culinária japonesa. É aquela pasta verdinha que é servida junto com os sushis e sashimis. Você encontra ele em tubinhos, em forma cremosa que foi o que usei para essa receita.
E o que falar do atum fresco, que sabor! A crosta de ervas também frescas fecha esse prato do Garvin com chave de ouro.


Ingredientes:

Para o atum:
1 filé de atum médio cortado em 4 partes
Hortelã, salsa, cebolinha frescas bem picadinhas
Pimenta-do-reino em grãos amassadas em um pilão
Sal
Azeite

Para o purê de batatas:
2 batatas grandes cozidas e espremidas
Leite q.b.
1 colher (sopa) de manteiga
Sal
1 colher (sobremesa) de wasabi

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça a manteiga só até derreter e junte as batatas espremidas. Mexa e vá acrescentando leite até ficar cremoso. Verifique o sal. Junte o wasabi, mexa e prove. Se desejar, acrescente mais um pouco de wasabi. Desligue o fogo e reserve.
Tempere o atum com sal. Misture a pimenta amassada com as ervas e reserve. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e sele o atum de um lado por uns 2-3 minutos. Vire o atum e espalhe sobre a superfície já selada as ervas reservadas, formando uma crosta. Deixe fritar por uns 4 minutos e retire do fogo.
Monte o prato, como mostrado na foto: uma porção de purê no centro e 2 filés de atum sobre ele, com a crosta virada para cima. sirva em seguida.



3 comentários:

  1. Deve ser um prato fantástico e a apresentação está linda!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Amei a receita Dani. Esta semana estive no extra para comprar camarão e tinha atum fresquinho. Deu vontade comprar, mas eles estavam vendendo somente o peixe inteiro no dia. Ah! Fiz um risoto de camarão na semana e sobrou caldo. Então hoje dei uma espiada em suas receitas de risoto e me inspirei. Fiz um delicioso, usando linguiça defumada. Bjocas e obrigada por compartilhar tantas gostosuras.

    ResponderExcluir
  3. Mas que deliciosa sugestão para comer atum! Adorei.

    ResponderExcluir