sábado, 8 de janeiro de 2011

Rabada com Polenta Cremosa

Confesso que sempre tive um certo preconceito com a tal da rabada, mas de tanto receber pedidos do namorido, resolvi me render e preparar essa prato tão típico da culinária brasileira. E não é que é saborosa mesmo? Pesquisei várias receitas e essa do Edu Guedes, foi a que mais me agradou. Ele deu como sugestão acrescentar uma cerveja preta antes do cozimento, mas como foi a primeira vez que fiz, decidi fazer de um jeito mais tradicional.

A idéia de fazer a polenta com o caldo da rabada é sensacional. E o sabor da carne é bom demais! A partir de agora, sem preconceitos! Até porque, depois que o namorido adorou, vou ter que repetir muitas outras vezes.

Ingredientes:

1 rabada de boi
1 limão espremido
1/2 xícara de bacon picado
3 colheres (sopa) de molho inglês
1 xícara de tomate pelado
3 dentes de alho picados
3 folhas de louro
1 pimentão vermelho em rodelas
3 cebolas em rodelas
Sal
Cebolinha

Polenta:

2 xícaras (chá) de fubá pré-cozido
4 xícaras de água
Caldo da Rabada já pronta

Modo de preparo:
Rabada:

Escalde a rabada e lave bem. Em uma panela de pressão, coloque o bacon e deixe fritar. Junte a metade do pimentão e da cebola em rodelas. Coloque a rabada,o suco do limão, sal, louro, molho inglês, o tomate pelado e o restante da cebola com o pimentão e o alho. Tampe a panela e assim que começar a pegar pressão, deixe por 30 minutos.

Polenta Cremosa:

Quando a rabada já estiver pronta, Leve ao fogo a água com o fubá e mexa até engrossar. Acrescente umas 2 conchas do caldo da rabada. Mexa mais um pouco e desligue o fogo. Sirva a rabada por cima da polenta e jogue cebolinha picada por cima.


Rendimento: 5 pessoas

4 comentários:

  1. Um miminho nunca fez mal a ninguem e o teu namorido merece né?
    Ficou muito apelativa a foto...

    Bjokinhas,

    Rita

    ResponderExcluir
  2. Está com optimo aspecto! Sorte do namorido.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dani, um feliz 2011 pra vc e a família. Este prato é tb muito apreciado pelo maridón, só que nunca havia pensado em fazer a polenta com o caldo. Vou experimentar. Pela foto e pelo relato, sucesso com certeza. Bjs.

    ResponderExcluir