sábado, 1 de janeiro de 2011

Pãezinhos de Calabresa e Azeitonas Pretas


E então o ano novo chegou! Que ele venha cheio de surpresas boas, de realizações de planos que fizemos em 2010 e principalmente, com muita paz e muito amor, que não faz mal a ninguém em excesso, não é mesmo?
E para começar o ano, um pãozinho bem gostoso que combina com seu café da manhã ou seu lanche da tarde. Mais uma vez, uma opção da massa versátil que já dei aqui outras vezes. Delícia!

Ingredientes:
1 envelope de fermento para pão
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
5 colheres (chá) de fermento em pó1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

Recheio:
1 linguiça calabresa sem pele picadinha
3/4 xícara de azeitonas pretas picadas
1 cebola pequena picadinha
Orégano e Manjericão

Modo de Preparo:
Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Junte os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo. Separe metade da massa e misture os ingredientes do recheio. Faça bolinhas e coloque numa forma untada e enfarinhada. Leve ao forno quente a 180º por uns 40 minutos. Sirva em seguida.

Obs.: O restante da massa você pode guardar por até 10 dias na geladeira em um recipiente untado com óleo e fechado. Algumas sugestões que você pode fazer com essa massa, você encontra aqui e aqui.



4 comentários: