segunda-feira, 4 de maio de 2009

Batatas ao Vinho Branco


Essas batatas são um ótimo acompanhamento para carnes e peixes. Ela fica com uma consistência bem interessante e o vinho dá um gostinho todo especial. Vc pode usar alecrim como usei, ou tomilho, que fica muito bom.
Eu vi essa receita em algum blog que agora não há meio de eu lembrar aqui qual foi. É que às vezes copio a receita e quando vou colocar a mão na massa é que vejo que não anotei de onde tirei! Por isso, me perdoe o autor da receita por não deixar aqui os seus devidos créditos!



Ingredientes:

3 batatas grandes cortadas em fatias finas (estilo chips)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora
250ml de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de folhas de alecrim fresco

Modo de preparo:

Pre-aqueça o forno. Descasque as batatas e corte todas em fatias finas no sentido longitudinal, tipo chips, com a ajuda de um ralador. Lave as batatas e seque com uma toalha de papel. Coloque-as numa vasilha e ponha o azeite de oliva, sal e pimenta do reino, misturando bem para que as batatas fiquem revestidas com o óleo, sal e pimenta. Arrume as batatas ou numa assadeira ou numa tigela refratária larga o suficiente para que as batatas fiquem bem espalhadas. Derrame o vinho por cima e jogue o alecrim.
Leve ao forno e asse por 30 minutos. O vinho vai ferver e se evaporar. Isso vai fazer com que as batatas assem adquirindo uma crosta. Fique de olho no forno pois quando o vinho tiver evaporado todo as batatas devem ser retiradas logo para não ficarem muito crocantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário