domingo, 31 de maio de 2009

Batata Rosti


Essa batata é bem versátil quanto ao recheio. Vc pode colocar o que quiser na verdade, desde que não seja nada envolvido em um molho, porque aí não daria certo. Mas essa minha sugestão é a que sempre faço para acompanhar carnes ou mesmo um fondue de carne, como foi o caso nesse dia. 

Outras sugestões de recheio: tomate, muçarela e manjericão, muçarela e presunto, tomates secos e muçarela de búfala... Aí vai da sua imaginação!

Mas fica sempre uma delícia porque fica com aquela parte crocante por cima...hum...


Ingredientes:

700 g de batatas
100 g de bacon
Fatias de muçarela
Folhas de tomilho ou alecrim (vai da sua preferencia)
Azeite
Sal 
Pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

Descasque as batatas e coloque-as inteiras para cozinhar em água. Deixe que fiquem ainda durinhas por dentro. Escorra-as e espere esfriar um pouco. enquanto isso, frite o bacon em uma frigideira funda. Depois de estarem bem crocantes, retire-os e reserve um pouco do óleo que ficou na frigideira.
Rale as batatas ainda mornas no ralador grosso. Tempere com sal e pimenta e um pouco de azeite. Divida a batata em duas porções. Arrume uma camada com a primeira porção de batatas no fundo da frigideira, cobrindo-a toda. Disponha as fatias de muçarela, o bacon e as folhinhas de tomilho. Cubra tudo com a segunda porção de batatas. Ligue o fogo médio, tampe a frigideira e deixe o suficiente para criar uma crosta moreninha na parte de baixo da batata. Coloque um pratosobre a frigideira e vire-a para desenformar. Volte com a batata, dessa vez virada com a parte já morena pra cima, pro fogo e deixe dourar desse outro lado também. Na hora de servir, desenforme no prato, da mesma forma que fez para virá-la.

2 comentários:

  1. adoro rostis. e este esta com um aspecto estupendo :) jinhos doces xxx

    ResponderExcluir
  2. Dani, aqui em casa tb somos fãs dessa batatinha!
    eeee
    tudo de bom!
    Bjs

    ResponderExcluir