terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Bolo ultra úmido de limão siciliano e amêndoas


Peguei essa receitinha de um blog que gosto demais de visitar e ainda não tinha colocado em prática. Lá tem receitas fabulosas de bolos e biscoitinhos, vale a pena uma visita. Buscando receitas originais para o Natal, achei essa ideal. É leve, tem um sabor delicado de seus ingredientes e agrada a todos os gostos. A responsável por essa receita é nada mais nada menos que Nigella, que eu sou hiper fã! Eu joguei por cima do bolo, além do açúcar de confeiteiro, amêndoas em lasca que acho que dão um toque a mais.



Ingredientes:

1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (150g) de açúcar
4 ovos grandes
1/3 xícara (47g) de farinha de trigo
1 1/3 xícaras de farinha de amêndoas
½ colher (chá) de essência de amêndoas
suco e raspas das cascas de 2 limões sicilianos

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre o fundo de uma forma redonda de 20cm de aro removível com papel manteiga. Bata a manteiga e o açúcar até que fiquem quase brancos. Junte os ovos, um a um, seguidos de ¼ da quantidade de farinha a cada adição. Quando todos os ovos e toda a farinha tiverem sido incorporados, misture delicadamente a farinha de amêndoas, a essência de amêndoas, o suco e as raspas de limão. Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno por 1 hora, checando após 50 minutos – talvez seja necessário cobrir o bolo frouxamente com papel alumínio após 30 minutos para que o topo não queime. Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto e não o asse em demasia ou não obterá a textura úmida.Retire o bolo do forno e deixe-o na assadeira por 5 minutos.Desenforme-o e deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e amêndoas em lascas antes de servir.

Rendimento: 6-8 pessoas



2 comentários:

  1. gosto muito deste bolo e fico feliz por você ter gostado também!

    ResponderExcluir
  2. Ora aí esta um bole que me apetecia comer de imediato...e você nem me convidou...lol ...bigada por partilhar a receita

    ResponderExcluir