sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Filé ao Molho de Gorgonzola e Risoto de Tomate Seco


Uma das coisas que me dão o maior prazer na vida é cozinhar pra quem eu gosto. Muitas vezes meu programa de fim de semana é ir pra casa de minha grande amiga Ingrid fazer comidinhas. Esse prato foi escolha dela.

Eu adoro risoto de tomate seco, acho que agrada a todo mundo. O que eu costumo fazer coloco manjericão fresco. Nesse aqui não coloquei porque não iria agradar a todos, mas incluí na receita porque eu acho que fica imensamente melhor!

Ingredientes:

Filé:
500 g de filé em medalhões
2 colheres (sopa) de molho inglês
3 dentes de alho amassados
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino

Molho:
200 g de queijo gorgonzola
400 g de creme leite
1 cebola pequena picadinha
Azeite
Sal

Risoto:
2 xícaras de arroz arbório
1 cebola grande picadinha
4 dentes de alho amassados
2 xícaras de vinho branco seco
1 e 1/2 litro de caldo de legumes
250 g de tomates secos picadinho
1/2 xícara de manjericão fresco
1 xícara de parmesão ralado
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Filé:
Tempere os medalhões com sal, pimenta, alho amassado e molho inglês. Reserve por 30 minutos. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e frite o medalhão, dois de cada vez, aproximadamente 5 a 6 minutos de cada lado. Reserve dentro do forno enquanto o risoto fica pronto.

Molho:
Doure a cebola no azeite. Junte o queijo previamente amassado e misture. Acrescente o creme de leite e misture até o queijo derreter e incorporar ao molho. Reserve.

Risoto:
Doure a cebola no azeite. Tempere com sal e pimenta. Junte o alho e refogue mais um pouco. Coloque o arroz e deixe dourar um pouco. Junte o vinho branco e deixe evaporar, mexendo. Depois que secar, acrescente metade do tomate seco picado e vá colocando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre. No final do cozimento, junte a outra metade dos tomates secos, o parmesão ralado e o manjericão. Desligue o fogo e sirva em seguida acompanhado dos medalhões de filé cobertos com o molho de gorgonzola.

Rendimento: 4-5 pessoas.


Um comentário:

  1. Ahhhhhhhh pode vir aqui em casa fazer esse prato também viu?!rs
    Beijinhos She

    ResponderExcluir