domingo, 3 de abril de 2011

Bolo de chocolate com recheio trufado e morangos



Hoje é um dia pra lá de especial! Aniversário de quem se ama é assim. E hoje é aniversário do meu grande amigo, companheiro, amor, fotógrafo e assistente deste blog e em breve, meu marido, Rafael Grillo.
Quando paro para observar tudo de bom que vem dele, penso naquela música: "Você não sabe, o quanto eu caminhei pra chegar até aqui..." e com certeza, só posso agradecer a Deus por este enorme presente, pois ele é mais do que pedi a Ele.
A única coisa que posso dizer é que às vezes demora, mas o que Deus tem reservado para nós, sempre chega.

Esse bolo é uma adaptação de uma receita que peguei no Technicolor Kitchen e gente, é incrível, sempre que faço um bolo de lá é sucesso garantido.

Ingredientes:

Bolo:
6 ovos grandes
175 g de açúcar
185 g de farinha de trigo
15 g de cacau em pó, sem adição de açúcar

Recheio:
250 g de chocolate branco picadinho
200 ml de creme de leite fresco
1 e 1/2 xícara de morangos picados
Para umeceder o bolo: ½ xícara de leite + 1 colher (sopa) de chocolate em pó + 1 colher (chá) de conhaque

Ganache:
175 g de chocolate meio amargo picadinho
130 ml de creme de leite

Decoração:
Morangos inteiros

Modo de Preparo:

Primeiro faça o recheio. Coloque o creme de leite numa panela e aqueça-o, sem deixar ferver. Retire do fogo e junte o chocolate de uma vez só. Misture bem até derreter o chocolate. Cubra e leve à geladeira por 4-6 horas, ou até que esteja firme.

Para o bolo, pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma de aro removível redonda de 25cm (usei uma de fundo removível) com óleo e forre o fundo com papel manteiga. Unte também o papel manteiga. Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela grande e, usando a batedeira, bata até que tripliquem em volume e formem um creme claro e espesso – ao levantar a batedeira, a massa deve cair dos batedores formando um fio grosso.
Peneire a farinha e o cacau por cima da massa e misture com um dos batedores ou um fuê. Despeje a massa na assadeira e asse no centro do forno por cerca de 20 minutos, ou até que cresça e o bolo, ao ser tocado com a ponta dos dedos, abaixe e levante novamente. Deixe esfriar na assadeira e depois o inverta numa grade.

Quando o bolo estiver totalmente frio, corte-o horizontalmente em partes iguais, separando-as cuidadosamente. Pincele levemente a parte de baixo do bolo com leite e espalhe o recheio de chocolate branco trufado. Coloque a outra camada de bolo e prepare o ganache.

Para o ganache, coloque o chocolate aos pedaços em uma panela e acrescente o creme de leite. Aqueça rapidamente e misture bem para que um creme se forme. Coloque sobre o bolo, às colheradas, e vá espalhando – trabalhe rapidamente pois o ganache endurecerá levemente depois de 15 minutos. Enfeite com os morangos.

5 comentários:

  1. Que sorte a do seu amor Daniela, tem voçê, moça prendada e de muita simpatia e ainda ganha este bolo espectacular e com ar de guloso.Lindo demais, obrigado por partilhar e tudo de bom para ele e para voçê: muita saude, amor e felicidade ...

    beijos e uma optima semana!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos dois e muitas felicidades cheios de longos anos de amor e muito carinho, ah e não esquecer de continuar a postar as suas delícias.

    ResponderExcluir
  4. Eita que bolo mais lindo, e que declaração de amor!!!! Hualll, parabéns pros dois!

    ResponderExcluir