Fiz essa carne duas vezes no último mês. Primeiro pra despedida da Sigrid, que como já disse agora está chiquérrima com endereço no Leblon. E agora, esse último fim de semana fiz pro aniversário da Astrid.
Ela é um ótimo petisco pra comer com pãezinhos e é bem fácil de fazer. Só a parte de desfiar a carne que leva algum tempo, mas vale a pena, quanto mais desfiada, mais gostosa de comer.
Carne Fria
Ingredientes:
1 peça de lagarto de aproximadamente 1 kg
3 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de grãos de pimenta-do-reino branca
2 tabletes de caldo de carne
1 xícara de molho de tomate
50 g de manteiga
1 cebola grande cortada em rodelas finas
1 xícara de nozes picadas
1 xícara de azeitonas verdes picadas
Sal
Óleo
Modo de Preparo:
Tempere o lagartio com sal, alho, mostarda e molho inglês. Faça furinhos nele todo com uma faca e coloque em cada furo um grão de pimenta-do-reino branca (reserve metade da quantidade de pimenta pedida na receita para o final). Deixe o lagarto descansar com o tempero de um dia para o outro na geladeira em recipiente fechado.
No outro dia, aqueça um pouco de óleo em uma panela de pressão. Coloque o lagarto e deixe dourar, virando-o de todos os lados. Acrescente o molho de tomate, os tabletes de caldo de carne e complete com água até cobrir o lagarto. Feche a panela e depois que pegar pressão cozinhe por aproximadamente 50 minutos.
Depois de fria, desfie a peça de lagarto com a ajuda de um garfo e coloque em uma travessa.
À parte, aqueça em uma panela a manteiga e coloque a cebola para dourar. Junte as nozes, as azeitonas e os grãos de pimenta e verifique o sal. Coloque cerca de 3 xícaras do caldo que sobrou da panela e deixe ferver. Desligue o fogo e jogue essa mistura por cima da carne desfiada. Leve a geladeira até a hora de servir.
Oi querida, a famosa carne maluca, isso é bom demais!
ResponderExcluirBjs
quente ou fria não faz diferença para mim pois esta com um aspecto fenomenal e então ia já um pratinho dessa. :D
ResponderExcluirE pensar q agora n posso desfrutar de tais delicias e dos momentos de inigualávele alegria...
ResponderExcluirDe consolo, me resta perdir a minha mama para resproduzir as guloseimas que minha querida amiga prepara e nos disponibiliza nesse espaço de sabarosa utilidade pública.
Acho q ta faltando uam foto da artista nesse blog, hein?
Saudades.
Huuuum... Tava uma delícia a sua carninha, Dani. Aliás, a batatinha também estava ótima! E, pra variar, desencontramos na festinha. Saudades! Bjs
ResponderExcluir