terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Arroz à piamontesa

Não sei porque, mas não consigo achar aqui em Brasília um restaurante que sirva um bom arroz à piamontesa. Ou eles carregam no creme de leite, ou economizam no queijo parmesão, ou simplesmente não temperam mesmo. É sempre uma decepção.

Essa receita não tem erro: sucesso na certa. Sempre brinco que só sou convidada pros jantares em casa de amigos se me prontificar a fazer esse arroz, se não sou excluída!

Muitas vezes quero inovar e apresentar outro risoto e tal, mas não me deixam, sou obrigada a fazer esse arroz!!!

Não tem como não gostar, viu?


Ingredientes:

3 xícaras de arroz cru
3 tabletes de caldo de carne
3 litros de água
1 vidro de champignon em lâminas
2 copos de vinho branco seco
1 cebola grande picadinha
4 dentes de alho amassados
200 g de manteiga
250 g de creme de leite
150 g de queijo ralado
Pimenta branca

Modo de preparo:

Doure a cebola e o alho em 100 g de manteiga. Tempere com a pimenta e adicione o arroz cru. Coloque a água do champignon e o vinho. Tampe a panela e deixe ferver com o fogo brando até evaporar. Adicione então um pouco do caldo de carne até cobrir o arroz. Verifique o sal e deixe cozinhar normalmente. Após 10 minutos de cozimento, junte os champignons e complete com mais caldo, mexendo até que o arroz cozinhe e fique bem ligado. Adicione o restante da manteiga, o creme de leite e o queijo ralado, misture bem e sirva bem quente.


4 comentários:

  1. Dani, este arroz parece maravilhoso! Aliás, aqui só tem coisa gostosa: também adorei os casadinhos de maracujá! Vou adicionar seu link ao Cinara's Place, OK?
    Um beijão e um lindo 2009 para você!

    ResponderExcluir
  2. Daniella, muito obrigado pela visita lá no Trivial. Achei muitas coisas interessantes por aqui tb. A bruschetta de rosbife devia estar deliciosa.

    ResponderExcluir
  3. Como tudo q ela faz, esse arroz tb fica perfeito.
    E falo com propriedade de causa. Tive o prazer de me deliciar com muitas de suas receitas em inesquecíveis momentos em sua companhia.
    Estou te esperando para novos capítulos regados a canapés e cosmopolitans. Dezsssa vez, com uma pitada do tmepero baiano..ehehehehe.
    Saudades amiga.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou a fã número 1 do arroz da Dani, simplismente MARAVILHOSO!
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir