domingo, 19 de agosto de 2012

Pão Rústico


Quando vi esse pão no blog Artes da Mel, fiquei super empolgada para fazer. Sou daquelas preguiçosas com massa de pães. Se tiver que ficar sovando, sovando, eu desanimo na hora! Esse pão é tão simples que agora vou fazer sempre aqui em casa! 

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo (430g)
1 e 1/2 xícara de água
1/4 colher de chá de fermento biológico seco para pão
1 e 1/2 colher de chá de sal
Fubá para polvilhar
Panela de vidro, cerâmica ou de ferro que possa ir ao forno


Modo de Preparo:

Misture os ingredientes secos em uma tigela. Adicione a água e incorpore com a mão por aproximadamente 1 minuto. A massa ficará meio mole e não é preciso acrescentar mais farinha.
Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por 12 a 18 horas em temperatura ambiente. Nesse período a massa passará de meio litro para dois litros.
Após 12 a 18 horas a massa estará cheia de bolhas. Retire-a da tigela e sobre uma superfície enfarinhada dobre-a como um envelope, sem sovar. Deixe descansar por 15 minutos coberta com filme plástico.
Depois de 15 minutos de descanso polvilhe um pano de prato com fubá, faça uma bola com a massa e coloque-a com o lado das dobras por baixo sobre o pano.
Polvilhe a massa com fubá e cubra com o próprio pano de prato e deixe crescer de 1 a 2 horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.
Cerca de 15 minutos antes de colocar o pão para assar, pré-aqueça o forno a 220 - 250 graus e deixe a panela de ferro, vidro ou cerâmica aquecendo. Eu usei uma panela de inox. Quando a massa estiver pronta, tire cuidadosamente a panela do forno e coloque a massa. Tampe a panela e asse por 30 minutos. Destampe e asse por mais 15 minutos, até dourar.

Um comentário:

  1. Dani, que legal...eu ainda não tinha visto! Ficou muito bonito, vc gostou? Eu adoroooo essa receita!!!
    Obrigada por mencionar meu blog!!!
    Bjssss
    Mel

    ResponderExcluir