quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mini Cheesecake de Limão Siciliano e Coco com Calda de Mirtilos


Mais uma sobremesa do maravilhoso blog Technicolor Kitchen. Dessa vez com uma pequena adaptação da calda de mirtilos, pois não resisti em colocar uma caldinha nesse cheesecake delicioso. Uma sobremesa fina e que agrada até aos paladares mais exigentes.

Ingredientes:

Base:
75g de bolacha maisena/Maria
1/3 xícara (30g) de coco ralado, sem adição de açúcar
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal, derretida

Recheio:
175g de ricota
175g de cream cheese
¾ xícara + 1 colher (sopa) (162g) de açúcar refinado
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 2 limões sicilianos
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

Calda de Mirtilos:
1 caixinha de mirtilos
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Mini Cheesecake:
Pré-aqueça o forno a 160°C. Comece preparando a base: processe as bolachas num processador de alimentos até obter uma farofa bem fininha. Junte o coco e a manteiga e processe novamente para incorporar. Unte com manteiga 14 forminhas para pão de mel com capacidade para 1/3 xícara (80ml) – as forminhas devem ter fundos removíveis. Divida a mistura da base entre as forminhas e pressione bem. Leve à geladeira.
Processe a ricota e o cream cheese até homogeneizar. Junte o açúcar, os ovos, a baunilha, as raspas e o suco de limão e processe para misturar. Despeje a mistura sobre as bases e leve ao forno por 15-20 minutos ou só até firmar. Deixe esfriar e então leve à geladeira. Desenforme com cuidado e decore coma calda de mirtilos.

Calda de Mirtilos:
Numa panela, coloque uma caixinha de mirtilos e o açúcar e deixe cozinhar no fogo baixo, sem mexer, até formar uma calda. Sirva por cima dos cheesecakes.

Rend.: 14 unidades

Um comentário: