

Modo de Preparo:
Bolo:
Bata a margarina com o açúcar. Junte o mel, o leite, a farinha, a canela, o cravo e a noz moscada. Por último misture bem o bicarbonato de sódio. Coloque numa forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Asse em forno brando até dourar levemente - cerca de 30-40 minutos.
Cobertura:
Leve ao fogo o leite condensado e a manteiga, mexendo em fogo baixo até começar a engrossar e chegar ao ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco antes de colocar por cima do bolo. Polvilhe a canela por cima da cobertura, quando já estiver totalmente fria.
![]() |
Dando prosseguimento à "Semana Outback", que tal uma sopinha como entrada? Essa sopa é mais uma receita que peguei no blog da Cinara e o sabor é simplesmente sensacional!
Como o tempo aqui em Brasília é totalmente louco, ora faz um sol insuportável, ora faz um friozinho que a gente corre para debaixo do edredon, a sopa é uma ótima opção para quando o tempo muda. Hum... Delícia cremosa!
Ingredientes:
2 litros de água
4 cubos de caldo de carne
3 cebolas médias, cortadas em quartos e fatiadas
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de água
1 xícara de creme de leite (235ml)
Pimenta-do-reino moída na hora
Uma pitada de alho em pó (opcional)
100 g de queijo Gouda ou Edam ralado grosso (usei o Gouda)
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, ferva os 2 litros de água e depois dissolva nela os 4 cubos de caldo de carne. Acrescente as cebolas, abaixe o fogo e deixe ferver durante 25 minutos.
Em uma tigela pequena, misture o amido de milho e a água até dissolver completamente. Aos poucos, acrescente cerca de 1 xícara da água que está fervendo com as cebolas, e misture bem. Em seguida, despeje tudo (aos poucos) de volta na panela, mexendo lentamente para misturar bem e não empelotar. Tempere com a pimenta-do-reino e o alho em pó. Deixe ferver por mais 15 minutos, até engrossar.
Tire do fogo e misture o creme de leite até incorporar bem. Na hora de servir, espalhe um pouco do queijo por cima da sopa quente.
Rendimento: 4 porções.
Esse prato que tornou-se popular aqui no Brasil, foi criado originalmente em 1924 pelo chef italiano Caesar Cardini em seu restaurante em Tijuana, no México. O prato era feito através de uma performance na própria mesa de quem o pedia.
Para quem não é muito fã de anchovas, fique feliz. A receita original não tinha anchovas! Então, fique à vontade para retirá-las da receita se assim desejar ou faça como eu, coloque metade do pedido. Eu também não sou uma super fã e com essa quantidade não achei que o gosto fique em evidência.
Algumas receitas recomendam que o ovo deva estar cru, mas achei em minhas buscas por essa receita, sites americanos que ensinam a fazer com o ovo semi-cozido, o que na verdade dá até mais leveza e cremosidade ao molho.
Você pode até encontrar em casas especializadas o molho da Salada Caesar pronto, mas nada se compara a delícia de preparar o seu em casa!
Outra coisa que faz a diferença são os croutons feitos em casa. São incomparavelmente melhores do que esses comprados prontos.
A receita que fiz não é a original do Mr. Cardini! Mas sim, a de um restaurante em New York, especialista nessa salada. Bom, eu só posso dizer a vocês que eu amei e farei muitas e muitas outras vezes!
Essa entrada é servida no Outback e eles a fazem divinamente e claro que eu não consigo ir lá sem comê-la!
Ingredientes:
Croutons:
2 dentes de alho bem amassados
Sal
2 xícaras de pão cortado em cubos, como mostrado na foto
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Salada:
1 ovo grande
1 colher (chá) de molho inglês
1 dente de alho médio amassado
3 colheres (sopa) de suco de limão fresco
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
1 e ½ colher (chá) de pasta de anchovas ou 4 filés de anchovas
1 colher (chá) de alcaparras
1 colher (chá) de mostarda Dijon
1/3 xícara de azeite extra virgem
1/3 xícara de queijo parmesão ralado na hora
2 pés de alface americana (médias)
Sal
Modo de Preparo:
Croutons:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte o pão em cubos.Amasse bem o alho e misture ao azeite e sal. Misture os cubos de pão ao azeite temperado, mexa para que todo o azeite seja absorvido pelos pães. Coloque os croutons em uma forma antiaderente e leve ao forno até ficarem dourados. Isso deve levar aproximadamente 10 minutos.
Salada:
Leve uma panela com água e ovo ao fogo. Quando ferver, conte 3 minutos e desligue o fogo. Coloque o ovo embaixo da água fria para conseguir quebrá-lo sem se queimar. Coloque-o dentro do copo do liquidificador. À parte, misture o molho inglês, o alho, o suco de limão, sal, pimenta, a achova, a mostarda e as alcaparras. Jogue essa mistura no liquidificador e bata. Vá colocando o azeite aos pouco enquanto a mistura bate para formar uma mistura cremosa.
Montagem:
Corte as folhas de alface gosseiramente com as mãos.Coloque metade do creme formado, o parmesão e os croutons. Repita a alface, o molho, o parmesão e os croutons e sirva em seguida.